noticias170 Seja bem vindo ao nosso site Diário da Informação!

Brasil

Conselho permite que farmacêuticos prescrevam medicamentos; entidades médicas apontam ilegalidade

Associações médicas falam em "banalização do atendimento médico". Conselho Federal de Farmácia (CFF) já teve resolução com teor semelhante derrubada pela Justiça do Distrito Federal.

Publicada em 20/03/25 às 22:40h - 22 visualizações

Diário da Informação


Compartilhe
Compartilhar a noticia Conselho permite que farmacêuticos prescrevam medicamentos; entidades médicas apontam ilegalidade  Compartilhar a noticia Conselho permite que farmacêuticos prescrevam medicamentos; entidades médicas apontam ilegalidade  Compartilhar a noticia Conselho permite que farmacêuticos prescrevam medicamentos; entidades médicas apontam ilegalidade

Link da Notícia:

Conselho permite que farmacêuticos prescrevam medicamentos; entidades médicas apontam ilegalidade
Foto: Ilustrativa  (Foto: Diário da Informação)
O Conselho Federal de Farmácia (CFF) publicou uma resolução que autoriza farmacêuticos a prescrever medicamentos, incluindo aqueles que exigem receita médica. A nova norma foi divulgada no Diário Oficial de segunda-feira (17) e passa a valer no mês que vem.
Segundo o CFF, a prescrição de remédios que precisam de receita estará restrita ao farmacêutico que possua Registro de Qualificação de Especialista (RQE) em Farmácia Clínica. Esse registro foi instituído pelo CFF neste ano e será concedido para quem faz cursos de qualificação em áreas específicas.
No ano passado, o CFF publicou outra medida sobre o tema. No entanto, ela foi derrubada pela primeira instância da Justiça Federal no Distrito Federal. Antes da continuidade do julgamento em outras instâncias, o conselho emitiu nova resolução. Especialistas ouvidos pelo g1 avaliam que a autorização de prescrição pode ser derrubada antes mesmo de entrar em vigor.
A medida gerou reação de associações médicas, que questionam a capacitação dos farmacêuticos para a função e alegam que a atividade não faz parte do trabalho desses profissionais.
O exercício da medicina e da farmácia são regulamentados com leis que definem o que faz parte de sua atividade profissional. Na legislação sobre os farmacêuticos, não há citação direta à diagnóstico e prescrição de medicamento. No entanto, o CFF afirma que a nova norma foi emitida para regulamentar pontos já previstos na lei, o que é questionado por especialistas.

Informações: G1



ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (46) 99910-0006

Copyright (c) 2025 - Diário da Informação - Francisco Beltrão/PR - WhatsApp: (46) 9 9910-0006
Converse conosco pelo Whatsapp!